O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, através do sistema de comunicação VoIP da instituição, disponibiliza a toda comunidade acadêmica o serviço fone@RNP. Essa facilidade permite a comunicação gratuita com diversas instituições conectadas ao serviço fone@RNP (instituições de ensino e pesquisa e agências estatais, confira a lista aqui, depois selecionando Instituições clientes).
O fone@RNP é um serviço de telefonia IP que integra as instituições usuárias da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Permite chamadas via VoIP para ligações DDD e DDI e entre ramais das instituições participantes do fone@RNP.
A vantagem dessa facilidade é a redução de custos com telefonia. As ligações para ramais de outras instituições conectadas ao fone@RNP trafegam através da rede IP da RNP, sem custo algum para as instituições. Algumas instituições permitem que se façam ligações para telefones da rede pública na cidade ou região em que estão localizadas, ao custo de ligação local.
O fone@RNP está integrado com instituições no exterior que também utilizam a tecnologia de Voz sobre IP em suas redes. Desta forma, é possível realizar chamadas telefônicas para essas instituições utilizando o fone@RNP.
O serviço pode ser utilizado em todas as unidades acadêmicas e administrativas da UNIPAMPA, através de qualquer ramal institucional. Todos os usuários da instituição poderão efetuar e receber chamadas para ramais de outras instituições conectadas ao fone@RNP sem custo.

O serviço pode ser utilizado em todas as unidades acadêmicas e administrativas da UNIPAMPA, através de qualquer ramal institucional. Todos os usuários da instituição poderão efetuar e receber chamadas para ramais de outras instituições conectadas ao fone@RNP sem custo.

- O usuário poderá divulgar o seu ramal pessoal para receber ligações de outras instituições na seguinte configuração:
053 (DDD) + 1237 (Prefixo da UNIPAMPA no fone@RNP) + (ramal institucional)

Exemplo:
053 1237 8500

- Instruções para utilização do serviço:
Para efetuar uma chamada através do serviço fone@RNP, deve-se antes discar o prefixo “8800” e após os números desejados.

- Formas de discagem:
Efetuar ligações para ramais de outras instituições: 8800 + 0 + (DDD) + (prefixo da instituição) + (ramal) – Ex: 8800 0 53 1 237 8500.
Efetuar ligações interurbanas pelo serviço fone@RNP: 8800 + 0 + (DDD) + (nº telefônico fixo) – Ex: 8800 0 21 2260 0000 (ligação para o Rio de Janeiro).
Efetuar ligações internacionais pelo serviço fone@RNP: 8800 + 00 + (prefixo do país) + (número de destino) – Ex: 8800 00 54 841 XXXX (ligação para a Universidad Nacional de Villa Maria UNVM – Argentina).

- Entenda os custos das ligações utilizando o serviço fone@RNP:
Efetuar ligações para ramais de outras instituições conectadas ao fone@RNP: Gratuito.
Efetuar ligações interurbanas pelo serviço fone@RNP: Custo de ligação local paga pela instituição no destino.
Efetuar ligações internacionais pelo serviço fone@RNP: Custo de ligação local paga pela instituição no destino.